top of page

As diversas áreas do design


Você sabia que existem diversas técnicas/áreas de estudo que podem ser levadas em consideração na hora de projetar? Nesse post vamos falar um pouco sobre algumas dessas áreas: o neurodesign, feng shui e cromoterapia.


Neurodesign

O neurodesign/neuroarquitetura tem como objetivo estudar como os ambientes podem impactar no comportamento das pessoas.


Cores, materiais, texturas, iluminação, entre outros elementos tem o poder de estimular os usuários de um espaço de maneira benéfica ou nem tanto.


Dessa forma é interessante analisar qual a intenção que buscamos alcançar com aquele ambiente antes de projetar.

Feng Shui

Feng shui é uma técnica milenar chinesa que visa harmonizar as energias (chi) de um determinado local e transformar a vida daqueles que ali vivem, equilibrando áreas da vida que possam estar bloqueadas ou precisando de mais movimentação.


Para isso, a ferramenta utilizada é o baguá juntamente com elementos para a ativação de cada área (cores, formas, cristais, etc)

Cromoterapia

A cromoterapia busca estudar o impacto que as cores causam e como sua percepção influencia no comportamento dos usuários de um determinado ambiente.

Cores mais claras, mais escuras, tons frios ou quentes... Tudo isso pode ser pensado na hora de projetar. Devemos sempre nos perguntar "qual o objetivo desse espaço?"


O excesso de algumas cores fortes, por exemplo, pode superestimular ambientes que tem o propósito de trazer relaxamento. Enquanto cores calmas em excesso podem deixar o espaço um pouco monótono.


Você já conhecia alguma dessas áreas?





bottom of page