top of page

Projeto Casa Verde

Hoje vim compartilhar com vocês o meu projeto final da graduação de design de interiores.


O local escolhido para receber uma proposta de projeto foi a Casa Verde Rio, localizada em São Conrado no Rio de Janeiro e cercada pela exuberante floresta da tijuca. Considerada uma casa de hospedagem no estilo cama e café, o lugar conta com 2 proprietários super simpáticos e solícitos que fazem com que os hóspedes se sintam em casa.

Os visitantes buscam além do turismo da região, relaxar e descansar em meio a natureza.


Anualmente a faculdade seleciona um tema no qual os conceitos do projeto devem se encaixar. Neste ano o tema foi: "Os 50 anos do plano piloto da Barra da Tijuca".


Falando brevemente sobre o plano piloto da barra, ele foi projetado pelo urbanista Lúcio Costa para o bairro que antigamente era conhecido como "agreste/sertão carioca" pois na região só havia uma grande área de mata e mar.

Sendo assim, a integração da natureza com a cidade, que chegou posteriormente, deu origem ao tema "Se a civilização é caos, natureza é colo e afago".


Portanto, as 3 palavras-chave escolhidas para esse projeto foram: natureza, integração e relaxamento.


Veja abaixo o painel conceitual do projeto:


Partindo dele, criei o moodboard e a paleta de cores.


Então vamos ao projeto!


Na sala de estar um grande e aconchegante sofá dá aos hóspedes a oportunidade de se integrarem. A parede da frente é preenchida com pedras são tomé e duas modernas estantes com fundo verde dão espaço para decorações.

A parede com jardim vertical acrescenta ao ambiente um pouquinho de natureza, que contrasta com o cimento queimado do piso.


Na parede atrás da mesa de jantar, foi idealizado um ripado em madeira cumaru.



Na cozinha podemos ver novamente o uso das pedras são tomé, que conserva a identidade da casa já que um dos proprietários possui família em minas gerais - local onde utilizam bastante esse material.

A marcenaria projetada sob medida nas cores verde e madeira freijó dão um ar de natureza presente.


Na suíte as paredes foram preenchidas com uma textura de cimento queimado, tal como o piso, que também é um cimento queimado.

O painel amadeirado traz o aconchego necessário para o espaço e a luminária amarela, um toque de cor.


Veja um segundo ângulo da suíte. O armário já era existente e um pequeno rack foi projetado sob medida.



No banheiro, o cimento queimado também foi bastante utilizado - de modo que esse ambiente "converse" com o quarto - e, juntamente com a madeira, adiciona um toque de natureza. Os metais dourados são justificados pela paleta de cores do projeto, que contém a cor amarela.



Na área externa foi criado um espaço com ofurô, que é protegido com um pergolado em caso de chuva. Ao lado do ofurô temos uma parede em jardim vertical que traz mais natureza ao ambiente. Além disso, foi criado um pequeno projeto paisagístico com buxinho e bromélias.



Finalizamos aqui o projeto da Casa Verde. Foi incrível pensar em soluções para atender as necessidades do espaço e chegar a esse resultado final. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o processo criativo!

bottom of page